top of page
IMG_6643ED146425-1.jpeg

Hérnias da Parede Abdominal

     Na Medicina, chamamos de hérnia quando um órgão sai do seu lugar de origem e vai para outro lugar. Os músculos do abdome servem para proteger os órgãos internos e mantê-los em seu lugar, formando o que chamamos de parede abdominal. Ocorre que em algumas porções dessa parede abdominal podem aparecer fragilidades, formando verdadeiros buracos por onde partes dos órgãos internos podem passar, formando hérnias.

     A principal característica das hérnias da parede abdominal são abaulamentos, normalmente entendidos pelas pessoas como caroços que aparecem e somem da barriga de acordo com a posição ou força que se faz no abdome.

 

     Apesar de  poderem aparecer em qualquer parte da parede abdominal, os locais mais comuns de aparecimento de hérnias são na região do umbigo (hérnia umbilical), das virilhas (hérnia inguinal) e nos locais onde já se realizaram cirurgias (hérnia incisional).

 

     Normalmente as hérnias abdominais não causam muitos sintomas, além dos abaulamentos. O surgimento de dor associada a um abaulamento que não some quando se deita e se relaxa a barriga pode significar um encarceramento da hérnia, que é quando o volume que passa pelo buraco da parede abdominal fica apertado e não permite chegar sangue suficiente ao órgão que está dentro da hérnia. Essa é uma situação de urgência e precisa ser avaliada por um médico em pronto socorro.

     O diagnóstico das hérnias abdominais podem ser feitos pelo exame físico do médico, mas também por exames de imagem como a ecografia e a tomografia.

     O maior risco que uma hérnia pode trazer é quando ocorre o encarceramento, que quando não resolvido a tempo, pode levar à perda do órgão ou da parte do órgão que está herniada, associando-se a infecções que são muito comuns nessas situações . 

     O único tratamento possível para correção de hérnias da parede abdominal é o tratamento cirúrgico. Na cirurgia, o cirurgião devolve o conteúdo herniado para dentro do abdome e fecha o buraco da parede abdominal. Contudo essa é apenas uma etapa do tratamento, pois é necessário que o paciente faça um adequado repouso da parede abdominal após a cirurgia, até que haja uma cicatriz resistente no local cirúrgico, impedindo que o buraco se abra novamente e a hérnia volte.

      Apesar de poder ser realizada por via aberta, os melhores resultados atualmente observados em casos de hérnia inguinal são da cirurgia minimamente invasiva, ou seja, laparoscópica ou robótica.  Os casos de hérnias ventrais e incisionais por robótica representam também uma possibilidade promissora que vem surgindo. 

Dr. Paulo Ribeiro - Cirurgião do Aparelho Digestivo.

CRM-DF 10599

Areas of Expertise

Convênios aceitos (lista sujeita a alterações sem aviso prévio):

Nova tabela convenios MODIFICADA copiar.jpg

Convênios de abrangência limitada:

  • BRADESCO

  • CASSI

bottom of page