top of page
IMG_903724CB75E0-1_edited.jpg

Apendicite Aguda

     O apêndice cecal é um prolongamento do intestino que fica localizado na primeira porção do intestino grosso, do lado direito baixo do abdome. Apesar de estar no intestino grosso, habitualmente, ele é curto e estreito.

     Por ser uma parte do intestino, o conteúdo intestinal também passa pelo apêndice, porém quando ocorre qualquer obstrução do apêndice, este conteúdo fica aprisionado. Junto com o conteúdo há diversas bactérias, que quando aprisionadas dentro do apêndice, se reproduzem e causam infecção. Esta infecção é chamada de apendicite aguda.

     A pessoa com apendicite aguda pode apresentar diversos sintomas como dor abdominal, perda de apetite, enjôo, vômitos, febre e até alterações urinárias e no ritmo intestinal. Contudo esses sintomas não aparecem juntos e nem estão necessariamente todos presentes. A forma mais comum de surgimento dos sintomas é uma dor súbita, mal localizada, que pode inicialmente estar em torno do umbigo ou na altura do estômago e que posteriormente localiza-se no quadrante inferior direito do abdome.

 

     O diagnóstico da doença é feito pelo médico que concilia a história de como os sintomas apareceram e os sinais presentes no exame físico, associando-se com exames de sangue e atualmente exames de imagem, principalmente a tomografia com contraste.

     A apendicite aguda é uma doença infecciosa que pode evoluir rapidamente, podendo levar a quadros graves e eventualmente até à morte, quando não operados. A cirurgia de retirada do apêndice é o único tratamento eficaz conhecido, devendo ser avaliado, indicado e realizado por um cirurgião habilitado assim que possível.

     Apesar de ser uma cirurgia considerada de urgência, quando o diagnóstico é feito em uma fase inicial, é possível adotar medidas que podem melhorar o estado clínico do paciente por algumas horas antes da realização do procedimento cirúrgico para minimizar as chances de complicações.

      Hoje em dia, mesmo em fases mais avançadas, usualmente é possível realizar a cirurgia para apendicite aguda por via minimamente invasiva, ou seja por laparoscopia ou mesmo robótica.

Dr. Paulo Ribeiro - Cirurgião do Aparelho Digestivo.

CRM-DF 10599

Areas of Expertise
bottom of page